Cuidados a ter com a audição - Conheça estas 5 dicas

5 dicas para cuidar do seu sistema Auditivo

Cuidados a ter com a audição – Quais os seus hábitos diários?

Neste artigo vai descobrir as nossas sugestões sobre cuidados a ter com a audição.

Quantas horas passa de fones no seu local de trabalho? Quantas vezes já usou cotonetes para “limpar” os ouvidos?
 

1. Não usar, nunca em tempo algum cotonetes para “limpar” os ouvidos.

O que acontece quando limpamos os ouvidos com cotonetes é que devido às suas dimensões estamos a empurrar muito mais cera para dentro do canal auditivo do que aquela que estamos a retirar. O ouvido tem sistemas de limpeza próprios, a movimentação da cabeça e o acto de mastigar faz com que a cera e os detritos se movimentem naturalmente para o ouvido externo, onde irão endurecer e por fim cair, para fora do ouvido. Este processo é lento, mas eficaz e faz com que boa parte do ouvido possa ser lubrificado e limpo naturalmente.
Caso note uma acumulação excessiva, que forme uma barreira e lhe cause problemas de audição, deve contactar um médico. A realização da limpeza interna nunca deve ser feita em casa.
 

2. Sempre que conseguir não use fones, é um dos melhores cuidados a ter com a audição.

Quantas horas por dia usa fones?
Sempre que conseguir opte por não usar, caso seja mesmo necessário baixe o volume dos seus auscultadores. O nível de ruído seguro para auscultadores é entre 60 e 85 db. Hoje em dia é raro o dispositivo que não alerte quando estamos a aumentar demasiado o volume.
2 “truques”
  • Uma forma simples de controlar os db é garantir que não aumenta o volume para mais de dois terços da capacidade de volume do dispositivo que está a usar.
  • Segure os auscultadores à sua frente enquanto a música está a tocar. Se conseguir ouvir a música de forma nítida, baixe o volume.
Os auscultadores com cancelamento de ruído são uma forma eficiente de ouvir música, uma vez que bloqueiam o ruído de fundo e, por isso, permitem que façamos um redução do volume sem detrimento da qualidade de som.
 

3. Use tampões de ouvido ou protetores auriculares

É recomendado que proteja os seus ouvidos quando estão expostos a níveis sonoros acima dos 85 decibéis. Sempre que se encontre em ambientes ruidosos,
  • concertos,
  • festivais,
  • locais de trabalho, etc.,
os tampões de ouvido e protetores auriculares reduzem o nível de exposição ao ruído, para que possa estar nos mesmos locais mas diminuir a exposição ao ruído. Os tampões de ouvido são usados no canal auditivo e podem ter uma forma pré-moldada ou serem totalmente moldável. Quando procurar tampões de ouvido, tenha atenção ao NRR (Nível de Redução de Ruído). Quanto maior o NRR, mais redução do ruído terá. Os tampões de ouvido de “alta fidelidade” são os mais comuns entre músicos e artistas, pois reduzem os níveis sonoros sem distorcer o som. Os protetores auriculares são outra opção de proteção que ficam em torno do ouvido, são uma espécie de almofada auricular suave. Muitas pessoas consideram-nos mais convenientes e confortáveis, mas a maioria dos protetores auriculares não oferece o mesmo nível de redução de ruído oferecido por muitos dos tampões de ouvido. 
 

4. Seque sempre os seus ouvidos. Um dos mais simples cuidados a ter com a audição

Depois de nadar ou de tomar um duche, incline a sua cabeça para ambos os lados, para deixar escorrer o excesso de água dos seus ouvidos. Pode também esfregar o exterior das suas orelhas com uma toalha limpa, para uma secagem mais eficaz. Sabia que este pequeno ato de secar cuidadosamente os seus ouvidos pode reduzir o risco de infeção? Não o desvalorize na sua rotina.

 

5.Proteja-se do frio

Se usamos cachecol para proteger a garganta porque é que não usamos qualquer tipo de proteção auricular para proteger os ouvidos?
Sabia que a exposição frequente ao frio pode aumentar o risco de perda auditiva? O corpo pode reagir à exposição de temperaturas mais baixas com o aumento do crescimento dos ossos no canal auditivo, para “bloquear” o frio. Este crescimento adicional chama-se exostose. É comum entre praticantes de esqui, de snowboard e surfistas, que estão expostos a temperaturas baixas. É aconselhado usar-se chapéus ou protetores auriculares com temperaturas de aproximadamente 15 ºC ou inferior. 
 
 
Proteja a sua saúde, aplique as nossas sugestões de cuidados a ter com a audição.
 
 

Descubra aqui os 7 causas para a perda de audição.

Descubra aqui os 3 tipos de perda de audição.

Comments are closed.